Notas de autor

Como o autor “sente” a sua obra

“Organizei o livro e o conteúdo online de maneira a reproduzir, tanto quanto possível, a prática real da medicina nesta área, na esperança de que o leitor possa retirar dela e usufruir na prática, da enorme satisfação profissional que recolho do estudo e orientação de doentes reumáticos.

Encaro cada caso como um desafio, como um “mistério” que me cabe desvendar, recolhendo pistas, pesando e integrando a evidência na procura sistemática do criminoso – o diagnóstico.

Poderíamos, assim, ver esta obra como um curso acelerado de detetive – o detetive reumatológico.

Confesso, pois, o objetivo de seduzir o utilizador para que se divirta, aprendendo e para que continue a aprender e a divertir-se, praticando.

O manual oferece-lhe os conhecimentos básicos necessários para poder abordar com sucesso a resolução de problemas clínicos reumatológicos.

Aí encontrará os conhecimentos nucleares de “polícia científica” – como se organizam os criminosos, porque surgem e como actuam, que sinais deixam da sua presença, que testes os identificam ou indiciam, como avaliamos o seu grau de actividade criminosa e, finalmente, como limitamos os seus danos se não for possível eliminá-los.

O inquérito e o exame objetivo, geral e loco-regional, constituem os pilares fundamentais do diagnóstico em reumatologia.

Aconselho, por isso, especial atenção a estas matérias antes de se lançar na abordagem de casos reais.

O capítulo 4 do manual apresenta as linhas gerais da estratégia de diagnóstico diferencial que lhe propomos, baseada numa organização das doenças reumáticas em grandes síndromes (“1º passo diagnóstico”).

Os restantes capítulos são dedicados à exploração mais detalhada de cada uma destas síndromes até ao diagnóstico e orientação terapêutica de condições específicas (“2º passo diagnóstico”).

O bom detective tem que conhecer o tipo de criminoso que procura — mas para o encontrar tem que saber examinar e interrogar as vítimas e demais testemunhas, avaliando a fiabilidade dos sinais e dos depoimentos, aplicar os recursos adequados do laboratório forense e integrar todos os dados numa estratégia consistente. Raramente o criminoso confessa ou deixa marcas inequívocas…

A secção “Exame Objetivo” da Prática Online oferece-lhe a demonstração em vídeo do exame objetivo geral e do exame reumatológico detalhado de cada área.

Trata-se de um excelente complemento à descrição escrita que pode encontrar no manual.

Assim poderá ver exatamente como proponho que proceda e treinar à sua vontade.

A secção Prática Clínica é dedicada ao treino e sedimentação das estratégias de raciocínio clínico e de diagnóstico.

O utilizador é convidado a treinar as armas do bom detective: a estratégia e a astúcia. O prazer está em descobrir o criminoso, não em que alguém nos diga quem ele é!

Nela encontrará Casos clínicos e Imagens, diferentes dos descritos no manual, apresentados de forma interativa:

  • O leitor com menor experiência na abordagem destas doenças retirará maior proveito desta secção depois de ler o manual, munido já dos conhecimentos nucleares de suporte à sua estratégia pessoal de diagnóstico.
  • Um leitor mais experiente poderá utilizar esta secção para autoavaliação, com o objetivo de identificar áreas de domínio menos seguro que queira eleger para estudo mais aprofundado.

A área Infiltrações descreve os princípios básicos destas técnicas e demonstra as infiltrações e artrocenteses de execução mais comum.

Em Reumatologia on-line, o leitor encontrará um repositório de sites educacionais relevantes disponíveis na Internet.

Elaborei esta ferramenta de aprendizagem na esperança de que possa seduzir o leitor a um trabalho que, sem descurar a profundidade clínica e científica, seja envolvente, apelativo e lúdico.

Dependo, para isso, da sua disponibilidade em aceitar o jogo, assente na premissa de que o aprimorar de competências clínicas pode ser divertido e altamente compensador.”